Instagram Facebook

Município de Ouro Preto lança sua marca de patrimônio histórico



Onde todo dia é histórico. Esta é a frase que fundamenta a mais nova marca do município mineiro indutor turístico nacional. Trinta e três anos após receber o título da Unesco, Ouro Preto adota novo posicionamento de mercado e ressalta sua condição de primeira cidade declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Promova Ouro Preto

Para o prefeito José Leandro, é importante criar uma identificação do turismo no Município, que poderá ser reconhecida em todo o mundo. “Ouro Preto é uma das 60 maiores cidades referência do turismo mundial e é preciso marcar isso de alguma maneira”.

A marca é uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae Minas. “Ela simboliza a cidade de Ouro Preto e também a capacidade de união que têm as pessoas, empresas, instituições em torno de um planejamento de turismo para a cidade”, ressalta o diretor técnico do Sebrae Minas, Luiz Márcio Pereira.

O consultor de marketing e criador da marca, Maurício Mansur, explica que a identidade deve ter importância tanto para a cidade quanto para os turistas. “Nós conversamos com mais de cem pessoas, pesquisamos a história da cidade, fragmentos da arquitetura e chegamos ao conceito Onde todo dia é histórico. Qualquer dia que você vier à cidade vai entrar para a história da sua vida”. As letras O e P estilizadas representam os vários fragmentos do Barroco tão presente no Município.

Para o diretor de operações do Sebrae Minas, Fábio Veras, a idéia de utilizar o brasão da cidade como marca do turismo pode ser considerada uma marca é equivocada e antiga. “Toda cidade do mundo moderno possui uma identidade visual que permite aumentar a projeção dela em outros lugares do país e do mundo e com isso agregar a percepção de qualidade e de tema que gera o interesse de alguém em visitá-la”.

Novos projetos para o turismo

A nova marca de Ouro Preto é parte de um projeto de incentivo ao turismo. “A cidade de Ouro Preto conta histórias e dessa forma ela vai contar histórias para o turista que vai ter um dia histórico. Nós queremos conquistar mais os brasileiros que fazem turismo interno, de forma a trazer mais investimentos para a cidade. Todo mundo quer ter um dia histórico e aqui em Ouro preto isso é possível”, explica o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Jarbas Avellar.

Dentre os projetos em andamento está a construção do Receptivo Turístico na entrada de Ouro Preto, junto com um novo Centro Administrativo. A licitação da empresa para fazer o levantamento topográfico da área acontece nas próximas semanas. Além disso, há projetos para a construção de mais três banheiros públicos no Centro Histórico e a proposta de construção de um estacionamento no espaço abaixo da Igreja de Mercês e Misericórdia, onde poderá ser colocada a demanda tanto dos carros de turismo quanto dos moradores, incluindo pontos de táxis. Os projetos visam a humanização do Largo do Coimbra e da Praça Tiradentes, com a retirada dos estacionamentos e diminuição do trânsito nesses locais.

Clique aqui e veja o mapa do Receptivo Turístico que será construído em Ouro Preto.

Fotos: Prefeitura e Sebrae lançam marca turística de Ouro Preto. Divulgação ASCOM/PMOP.