Instagram Facebook

Minas Gerais para a terceira idade: roteiros para quem quer aproveitar o melhor da vida



Não é à toa que Minas Gerais é um dos estados mais procurados pelo turista com mais de 60 anos. Cidades históricas, gastronomia espetacular, natureza exuberante e roteiros turísticos que passam longe do tédio atraem cada vez mais àqueles que estão na chamada melhor idade. E o público é dos mais exigentes, mas as atrações mineiras surpreendem, apaixonam e deixam saudades nos visitantes.

Matriz de Santo Antônio – Tiradentes

Para quem está planejando conhecer o estado de Aleijadinho, preparamos algumas sugestões e dicas de destinos que serão inesquecíveis. Acompanhe!

Poços de Caldas para relaxar

Quando a aposentadoria chega, muita gente quer mais é descansar, não é mesmo? Se este é o seu caso, Poços de Caldas é o destino certo. Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, a 1200 metros de altitude, sua principal atração são as famosas águas termais. A cidade desenvolveu-se ao redor das fontes de água borbulhante e ganhou, no século 20, o maior balneário da América Latina, as Termas Antônio Carlos. Elas oferecem banhos de imersão, saunas, duchas, inalação e prática de exercícios e terapias. Além disso, a água sulfurosa, rica em enxofre e sais minerais, é indicada como tratamento para diversas doenças como inflamações, dermatites, bronquite, asma e reumatismo, mas, como todo tratamento, deve ser recomendada por um médico.

Poços de Caldas conta também com programas para quem não quer usar trajes de banho. A cidade oferece turismo ecológico, cultural e compras. Algumas boas dicas são conhecer a Serra de São Domingos e andar de teleférico, tomar uma charrete e passear pelos principais pontos turísticos da cidade e conhecer fábricas de seus famosos cristais artesanais.

Cidades históricas e muita gastronomia

Patrimônio histórico da humanidade, as cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, entre outras, são famosas por transpirarem cultura por todos os lados. As igrejas banhadas a ouro e adornadas com obras de Aleijadinho são passeios imperdíveis para católicos e admiradores de arte sacra. A arquitetura barroca encanta em cada esquina e as construções centenárias representam com detalhes a vida em outra época. Porém, algumas cidades possuem muitas ladeiras e podem cansar bastante. Se você preferir, é possível contratar charretes e vans de turismo que passeiam pelos principais pontos turísticos, com todo o conforto.

E se comer é uma das melhores coisas da vida, com certeza é uma atividade que não pode faltar na melhor idade. Nesse quesito, as cidades históricas são um show a parte. O fogão a lenha é presença constante e, das panelas de barro e ferro das pousadas e restaurantes, saem os quitutes mais tradicionais e deliciosos da culinária mineira. Aproveite!

São Lourenço é pura diversão

A cidade é ideal para quem deseja unir cultura, compras, gastronomia e belezas naturais. Assim como Poços de Caldas, São Lourenço se destaca por ser uma estância hidromineral e tem como maior atração o Parque das Águas. Lá, é possível fazer caminhadas e passear com divertidos pedalinhos, além de desfrutar de diferenciais que valem a pena: banhos de espuma e sais, ducha escocesa, sauna e massagens. Muitos grupos da melhor idade costumam organizar excursões para o destino e as festas nos hotéis costumam ser animadas!

Além de desfrutar das águas termais, São Lourenço oferece atrativos como o Memorial Tancredo Neves, mirante, teleférico, centros de artesanato, galerias de compras e deliciosos restaurantes que servem itens da gastronomia típica mineira. E dependendo da época do ano, você também poderá participar de eventos que acontecem na cidade, como o Encontro Nacional de Corais, o Encontro Nacional de Automóveis Antigos, o Campeonato Brasileiro de Balonismo, a Feira Mineira de Artesanato Rural e muitos outros.

 

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado a programar sua próxima viagem! Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, nosso espaço para comentários está aberto para você!