Instagram Facebook

Minas Gerais: 5 cidades mineiras que você não pode deixar de conhecer!



Minas Gerais oferece entretenimento para todos os gostos. Apesar de ser conhecida por seus mares de morros, o estado também possui planaltos e chapadas, cheios de belezas e turismo de aventura. Há ainda suas cidades, que apresentam a beleza da arte e da história por toda a sua extensão. Atrativo irreristível para quem deseja ficar mais próximo de programas culturais. Além disso, a culinária mineira é reconhecida mundialmente.

Ouro Preto

Para quem já se encantou por Minas e está planejando a sua viagem, listamos cinco cidades que não podem faltar no seu roteiro. Veja os lugares que você não pode deixar de conhecer:

Belo Horizonte

A charmosa capital do Estado. Em Belo Horizonte se conhece a personalidade de Minas com uma pitada de cidade grande. Para os entusiastas da culinária, há o tradicional Mercado Central, excelente local para apreciar uma boa cachaça, conhecer os queijos e aperitivos tradicionais, como o fígado com jiló.

Para quem conhecer um pouco mais de história, os museus, galerias de arte e o Circuito Cultural Praça da Liberdade são prato cheio. Nos últimos dias, deixe para descansar um pouco em um passeio agradável pelos muitos parques e praças, além do conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha.

Ouro Preto

Ouro Preto, é uma das cidades históricas mais famosas do país, e não é à toa. É ideal para quem gosta de cultura, história e festa. Muita festa. É lá que acontece o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, e o maior Carnaval Estudantil do Brasil, onde as festas são organizadas pelos moradores das Repúblicas Estudantis. Ela também conta com museus a céu aberto, como o Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Música, Museu da Inconfidência, Museu dos Contos, Museu Aberto Cidade Viva, Museu do Ouro e Museu do Aleijadinho.

Sua arquitetura colonial faz de Ouro Preto a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, desde 1980. Mas não se trata apenas de história, Ouro Preto também possui cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa protegida.

Uberaba

Uberaba é local para desfrutar da arte e bem-estar. É lá que você encontrará um dos mais renomados museus de arte decorativa, o MADA. Neste local, você poderá assistir shows de música, arte e diversas palestras em vários períodos do ano, nos festivais que visitam a cidade. Depois das exposições, vá para o Mercado Municipal para apreciar um pouco mais da gastronomia de Minas. No final, visite o Parque Municipal Mata do Ipê para um momento de bem-estar. O parque de 35 mil m² de arborização densa, possui trilhas de pedras com bancos, pontes, lagos, cascatas e minas.

Brumadinho

Agora é hora de aumentar a adrenalina e voltar a ação, pois a viagem já está acabando. Brumadinho é a cidade que recebe os amantes de esportes radicais. Então, deixe para praticar voo livre, trail, caminhadas, cicloturismo e cavalgadas lá na Encosta da Serra da Moeda. Para a parte cultural, a cidade reserva o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico – Inhotim, o maior centro de artes a céu aberto da América Latina, com um acervo de mais de 500 obras: pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e muito mais, produzidos por artistas de 30 países. Em relação à culinária, visite as casas de visual privilegiado da serra, cada uma com sua especialidade: a tradicional cozinha mineira; peixes; risotos, massas e pizzas; comida árabe, carnes nobres e alta gastronomia.

São Lourenço

Antes de voltar para a casa, está na hora de relaxar e fazer passeios mais leves pelas cidades do Circuito das Águas. Situada no entorno das principais estâncias hidrominerais do país, de águas cristalinas e com valor medicinal reconhecido, a cidade possui o Parque das Águas. Nele, você pode visitar as fontes e balneários para um banho e uma massagem relaxante. No caminho, você encontrará alguns bosques e poderá passear de barco e pedalinhos nos lagos, ou andar de charrete e teleférico. São Lourenço também conta com dois grandes museus de cultura, a Casa de Cultura e o Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose. Além disso, vale passar pelas feiras de artesanato mineiro e fazer um passeio de Maria Fumaça até a cidade vizinha, de Solenidade.

Se você já visitou algumas dessas cidades, divida sua experiência conosco nos comentários. Se está com saudade das terras mineiras, leve os sabores de Minas até você! Conheça a Oh!Minas