Instagram Facebook

Conheça o circuito das águas em Minas Gerais!



Minas Gerais é um estado rico em tradições, gastronomia, atrativos naturais e destinos turísticos encantadores. O Circuito das Águas, região localizada no sul de Minas em que se concentram as estâncias hidrominerais mais expressivas do estado, é um excelente exemplo disto. Destino certo para quem procura tranquilidade ou aventura, além de muitas belezas naturais.

Parque das Aguas Caxambu MG Canal das Aguas

Conheça algumas das cidades mais famosas da região:

Cambuquira

Cambuquira é famosa por possuir seis fontes de água mineral: gasosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, ferruginosa e com lítio. Por isto mantém a fama de possuir a melhor água mineral do mundo!

Se você gosta de cachoeiras, a cidade abriga a Cachoeira do Congonhal, que fica na zona rural e é formada por 3 quedas d´água. Há também a Cachoeira São Bento, lugar pouco conhecido e muito preservado. Ideal para quem busca tranquilidade em contato com a natureza.

O Pico do Piripau fica na “Serra das Águas”  e possui mais de 1300 metros de altitude. Dele é possível visualizar as cidades que ficam ao redor de Cambuquira como Lambari, Varginha, São Tomé das Letras. Se você curte praticar glider e asa delta, visite o pico, que inclusive já foi sede do Campeonato Brasileiro de Paraglider.

A cidade conta ainda com um observatório astronômico que faz sucesso na região, principalmente entre os estudantes universitários e amantes da astronomia.

Campanha

Campanha é considerada a porta de entrada para o Circuito das Águas e também faz fama por seus casarões antigos, artesanato local e casas de moradores que fizeram parte da história do país.

A cidade abriga o Museu Regional do Sul de Minas, que retrata a história dos telégrafos. Um ponto da cidade que faz muito sucesso é a Casa Colonial de Vital Brazil, criador do Instituto Butantã que nasceu na cidade.

Os amantes da natureza se sentem em casa ao visitar a Reserva Biológica Municipal, que preserva naturalmente 90% da sua área de mais de 18 mil metros quadros. A Reserva ainda conta com uma diversidade animais silvestres e três nascentes que abastecem Campanha. O Lago da Barragem é outro atrativo da cidade, que é muito frequentado para pesca, natação e canoagem. Ele ainda apresenta opções de bares e restaurante às suas margens para deixar os turistas ainda mais confortáveis.

Caxambu

A cidade de Caxambu é considerada uma das principais no Circuito das Águas em Minas Gerais. Localizado no centro da cidade, o famoso Parque das Águas apresenta o maior complexo hidromineral do mundo, dispondo de mais de 12 fontes de água mineral com propriedades, sabores e funcionalidades diferentes.

Entre os seus vários atrativos, está o Balneário Hidroterápico, que fica dentro do Parque das Águas e proporciona ótima estrutura para o seu lazer e conforto. Nele é possível fazer caminhadas, tomar banhos terapêutico e aproveitar as piscinas térmicas. Para as pessoas mais vaidosas, os serviços de estética e banhos com água sulfurosa caem muito bem.

Entre os destaques da cidade podemos citar as tradições advindas da expressiva colônia dinamarquesa radicada na região nas primeiras décadas do século passado.

Outro ponto forte da cidade é o teleférico, que proporciona uma visão privilegiada da cidade. Os doces da região também são muito famosos, principalmente os de leite, ambrosia, balas e geleias. São deliciosos!

Heliodora

A proposta da cidade é se tornar essencialmente turística. Por esse motivo, a população local atende bem todos os turistas e disponibiliza excelente infraestrutura de hospedagem e culinária. É uma cidade muito tranquila, ideal para quem quer descansar e desfrutar de cachoeiras e elementos naturais.

A Cachoeira do Altair está localizada a 5,5 km do centro da cidade e sua piscina natural com corredeiras atrai muitos turistas.Outra cachoeira muito famosa na cidade é a Cachoeira do Pedrão, que apresenta uma queda d’água de mais de 40 metros.

Quem gosta de explorar cavernas, tem pelo menos duas opções em Heliodora: a Caverna do Cucurutu e a Caverna do Pedrão. É imperdível!

Lambari

Lambari é uma cidade acolhedora, tipicamente mineira e que possui uma grande quantidade de atrações para quem por lá passa. A cidade recebe seus turistas com simpatia e ótimas opções gastronômicas, principalmente a tradicional pizza na pedra.

O Parque Estadual Nova Baden possui trilhas e passeios ecológicos com grandes amostras da fauna e flora locais, além de apresentar a Cachoeira das Sete Quedas.

Já a Serra das Águas Virtuosas possui mais de 1300 metros de altitude e é muito procurada por quem gosta de caminhadas e quer uma vista panorâmica da cidade. Praticar mountain bike também é tradição nessa serra, que também dá oportunidade para a prática de voo livre.

No conjunto do Parque das Águas, as piscinas de água mineral são famosas por proporcionar a prática de natação e hidroginástica para moradores da região e turistas.

Se a intenção é um passeio com atividades diferentes, o Lago Guanabara é o mais indicado. Ele possui pedalinhos, jet ski, lanchas e até mesmo atividades de pesca. Dentro dele, é possível fazer a Volta da Mata, um passeio ecológico que pode ser feito a pé, de charrete ou de bicicleta.

São Lourenço

A cidade é famosa pelo valor medicinal de suas águas cristalinas. O Parque das Águas da cidade é muito elogiado pela sua preservação e atrativos, onde é possível tomar duchas e desfrutar de massagens relaxantes. Seus bosques e alamedas também são muito famosos na cidade, principalmente o lado que proporciona passeios com pedalinhos.

Também é possível passear de charrete para conhecer a região e apreciar o artesanato mineiro através das feiras espalhadas pela cidade. Uma tradição local e atração imperdível para os turistas é o passeio de Maria Fumaça que vai até Soledade, cidade vizinha.

Vale muito a pena conhecer os recursos que Minas Gerais oferece e explorar as belezas naturais do estado. E você, já visitou alguma cidade do Circuito das Águas? Conte para nós o que achou nos comentários!