Instagram Facebook

Conheça Inhotim, o maior museu de arte a céu aberto do mundo



Localizada no Vale do Paraopeba, a cerca de 60 km de Belo Horizonte – Minas Gerais, fica a cidade de Brumadinho. Não muito famoso pelo nome, o município de 35 mil habitantes é conhecido por suas belas paisagens, riquezas naturais e históricas. E foi nesse cenário que, em 1980, o empresário Bernardo Paz idealizou um projeto que visava unir a natureza e a arte num só espaço. Foi assim que surgiu o Instituto Inhotim: o maior museu de arte a céu aberto do mundo!

Inhotim

O projeto, que une arte contemporânea, jardim botânico e políticas de inclusão e cidadania atraiu a atenção de artistas renomados e conquistou ninguém menos que Roberto Burle Marx, artista plástico brasileiro renomado internacionalmente, que sugeriu e inspirou ideias para a elaboração de algumas áreas entre 1990 e 1994. Depois de pronto, Inhotim se tornou destino de turistas de todo o mundo.

Arte Contemporânea, Jardim Botânico, Inclusão, Cidadania e Educação

Diversão e arte. No Inhotim é assim! O complexo reúne jardim botânico, obras de arte contemporânea e alta gastronomia, aliados a iniciativas de inclusão, cidadania e educação. Para famílias, casais ou passeio entre amigos. Para relaxar, ver obras de arte de renomados artistas do cenário mundial ou para um almoço. O Instituto se encaixa em qualquer programação. Sua infraestrutura agrada até mesmo quem não é amante da arte!

Jardim Botânico

São 97 hectares ocupados por uma das maiores coleções de palmeiras do mundo, com mais de 1.400 espécies. Outras variedades botânicas se desenvolvem pelo parque onde se destacam as Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda. Excelente ambiente para passeios ao ar livre, meditação e relaxamento em um local onde se pode apreciar a beleza de sua natureza harmônica e preservada.

Obras de Arte

A natureza exuberante abraça um acervo mais de 500 obras de artistas reconhecidos mundialmente como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O diferencial do Inhotim não está apenas em conjugar arte e lazer ao ar livre. Além de fomentar a cultura, o Instituto tornou-se um dos únicos espaços para a instalação de algumas categorias de obras de arte. Entre instalações permanentes e exposições temporárias, espaços abertos e galerias, o espaço museológico de Inhotim propõe aos visitantes uma experiência única: devido à ausência de um roteiro linear, cada grupo decide seu percurso e espaços de visitação por meio de trilhas que passam por todo o local.

Gastronomia

São tantas atrações que visitar o Inhotim é programa para todo o dia, ou mais! Por isto, o Inhotim oferece diversas opções gastronômicas em um café, bar, restaurantes, lanchonete, pizzaria e, para a criançada, um trailer com o clássico cachorro-quente. É possível encontrar opções para todos os paladares. Uma dica é almoçar no restaurante Tamboril, que combina culinária internacional de alto padrão com uma excelente carta de vinhos. Experiência para todos os sentidos!

Inclusão, Cidadania e Educação

Esse também é o cenário onde se desenvolvem pesquisas, projetos paisagísticos e outros estudos em parceria com órgãos governamentais e privados. Responsável também por grande parte do desenvolvimento socioeconômico do município, o Instituto promove iniciativas como aulas de iniciação musical e artística para crianças e jovens da região, além de outros projetos sazonais. Já quando o assunto é educação, o Instituto oferece visitas orientadas e programas como o Museu em Atividade, em que são desenvolvidas pesquisas referentes aos processos de mediação e elaboração de projetos para oportunidades educacionais com o apoio de arte-educadores.

Não dá para não visitar o Inhotim! Reserve um espaço na agenda para se encantar com toda a beleza e conhecimento que o local tem a oferecer. A região possui pousadas, restaurantes e opções de diversão para todos os gostos para acomodar turistas de todo o mundo. Depois, apareça por aqui para nos contar como foi este incrível passeio.