Instagram Facebook

A melhor quitanda do Brasil: conheça as delícias mineiras



Se na maior parte do Brasil quitanda significa nada mais do que um pequeno comércio, para os mineiros, é uma palavra mágica que abre o apetite! Não sabe do que estamos falando? Então imagine toda aquela mesa farta que combina perfeitamente com o cafezinho recém-passado.  Então, é a quitanda de Minas Gerais!

Broas, biscoitos, bolos, roscas e outros docinhos são as tais comidas ligeiras, que se enquadram nessa definição típica. Esses alimentos feitos a partir do que se tem no quintal são uma tradição mineira que passa de geração a geração e, junto com os quitutes, fazem dessa culinária uma das mais marcantes do país.

Doces que melhoram o dia a dia!

Hoje em dia, muitos alimentos saíram das cozinhas das fazendas e passaram a figurar nas prateleiras dos supermercados e até na internet. Isso porque, com a revalorização do produto típico e da culinária artesanal, muita gente deixou de querer itens totalmente industrializados, sem “cara de comida de verdade”. Poder saborear um docinho de mamão com coco ou até um cremoso doce de leite pastoso no meio da rotina corrida é capaz de trazer todo o aconchego da casa da vovó, mesmo para quem está nos centros urbanos.

Lanches e encontros caprichados

Por mais que os mineiros fora de seu estado custem a se acostumar com convidados passando doce de leite no pão, ao invés de comer em uma cumbuquinha (sabemos bem como é isso!), vale a pena optar por um lanche típico, sempre que puder. Ao contrário dos produtos industrializados que contêm dezenas de ingredientes desconhecidos, a quitanda mineira preza pela simplicidade, pelo sabor de verdade! Aqui mesmo, em nosso blog, damos algumas dicas de como preparar um lanche tipicamente mineiro. Além disso, você também pode optar por alguma de nossas seleções e receber mensalmente uma caixinha com tudo o que há de melhor em terras mineiras.  E se você tiver a mão boa para o fogão, tente resistir às receitas abaixo!

 

Broinha de Fubá

 

Broinha de fubá de canjica

Ingredientes

  • 5 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de óleo
  • Sal a gosto
  • 200 gramas de fubá de canjica bem fino

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fubá de canjica. Despeje a mistura em uma tigela e adicione o fubá aos poucos, mexendo sempre, até formar uma massa lisa e homogênea, mas mole. Deixe descansar por 30 minutos. Depois disso, misture novamente com uma colher de pau. Em uma assadeira polvilha com fubá (sem untar com óleo), distribua pequenos bocados da massa com o auxílio de duas colheres ou de um saco de confeitar, para dar forma. Leve ao forno preaquecido a 180º por 20 minutos. Sirva com um bom café!

 

Ambrosia

Ambrosia

Ambrosia

Ingredientes

  • 750 gramas de açúcar
  • 1 pau de canela
  • Casca de 1 limão
  • 1 xícara de água
  • 4 xícaras de leite
  • 8 claras
  • 16 gemas

Modo de preparo

Numa panela de fundo grosso, coloque o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão. Leve ao fogo, mexendo até que o açúcar dissolva completamente. Quando começar a ferver, pare de mexer e aguarde atingir o ponto de calda grossa. Para saber o ponto, pegue um pouco com uma colher e derrame. Deve escorrer um fio grosso, contínuo e denso.

Acrescente o leite, continue mexendo e deixe ferver por alguns minutos. Enquanto isso, bata as claras em neve e mistures delicadamente as gemas.Quando os ovos ficarem firmes, misture tudo com ajuda de um garfo, separando os pedaços de ovos da calda, e deixe ferver por cerca de 5 minutos.