Instagram Facebook

5 delícias caseiras de Minas que você tem que saborear antes de morrer



Minas Gerais é um estado deliciosamente encantador. Suas regiões montanhosas, o clima agradável e as cidades históricas são responsáveis por grande parte das visitas feitas à região. Mas a marca registrada do mineiro é sem dúvida, além do jeitinho de falar que só ele tem, sua culinária.

Romeu e Julieta

Um bom fogão a lenha, uma panela de barro bem grande e amigos reunidos à mesa é uma cena típica da região. Quem já provou alguns dos quitutes locais, principalmente se forem feitos artesanalmente, sabe bem o quão apetitosos e inesquecíveis eles são. Mas você conhece os diferentes sabores que Minas oferece? Elaboramos uma lista com 5 delícias caseiras que você precisa provar antes de morrer!

Angu Mineiro

Embora a maior parte da cozinha mineira tenha como característica a explosão de temperos e sabores variados, o tradicional angu mineiro é feito com apenas água e fubá somados a pouco tempero e um preparo todo especial que o deixa mais consiste que o convencional. À primeira vista pode parecer estranho, mas o prato foi feito para acompanhar qualquer refeição, seja almoço ou lanche da tarde. Vale a pena provar um pedacinho com café de bule ou ainda acompanhando uma boa carne de porco. É de “lamber o beiço”!

Romeu e Julieta

Diz a lenda que, assim como o casal da história de Shakespeare não podia viver separado, o queijo minas combina tanto com a goiabada cascão que são servidos juntos na maioria das sobremesas da região. Praticamente em todas as cidades você encontra o queijo minas fresquinho e saboroso direto da roça e aquela goiabada bem vermelha, feita em tacho de cobre. Impossível não provar um pedaço generoso dessa dupla!

Ora-pro-nóbis

Com o nome engraçado, a ora-pro-nóbis é uma verdura bastante tradicional que faz lembrar a couve. Não é fácil de ser encontrada em outras regiões do país. Muita gente nunca ouviu falar, mas fica uma verdadeira delícia acompanhando um frango ensopado, por exemplo. Pode experimentar que é “bão demais da conta”!

Doce de leite

O doce de leite mineiro é sem dúvidas “o melhor do mundo”. Seja em barra, de colher, em formato de bala ou no recheio do rocambole. De qualquer jeito é uma delícia! Pra quem gosta de verdade do quitute é fácil perceber a diferença em relação ao doce de leite de outras regiões. Fica muito mais gostoso do que aqueles que a gente faz em casa usando uma latinha de leite condensado ou comprado pronto. Definitivamente não dá pra comer uma colherzinha só!

E o pão de queijo?

Pois é! É tanta variedade de comida típica (e olha que faltou o tutu de feijão, o tropeiro, o frango com quiabo ou ao molho pardo) que fica difícil escolher poucos itens dentre tantas delícias. Mas o pão de queijo quentinho, saindo do forno, não pode faltar! Com a tradicional manteiga fresca da região então, é de dar água na boca e deixar saudade.

Qual a sua delícia mineira preferida? Qual você ainda não teve a oportunidade de experimentar, mas te deixa com água na boca só de pensar? Divida com a gente aqui nos comentários!